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BLENDER AREA


  1. User Interface
  2. Editors
  3. --> Addon [Add Curve Sapling]
    --> Frame extraction
  4. Data System
  5. --> Import SVG
  6. Modeling
  7. --> Inset face [I]
    --> Bevel [CTRL + B]
    --> Extrude [E]
    --> Loopcut [CTRL + R]
    --> Knife [K]
    --> Make edge/face [F]
    --> Modifiers [Solidify]
  8. Painting & Sculpting
  9. Rigging
  10. Animation
  11. Physics
  12. Render
  13. --> Ambient occlusion
  14. Compositing
  15. Game Engine
  16. User preferences
  17. Advanced
  18. Troubleshooting
  19. --> Fireflies
  20. Glossary

  21. Blender Reference Manual (Blender.org)

AMBIENT OCCLUSION MAP

O mapeamento com AMBIENT OCCLUSION é uma técnica que simula uma iluminação difusa global nos objetos, mas que nas zonas de quebras, reentrâncias ou cantos evidencia sombreamentos bem definidos. Trata-se de um truque de renderização para acentuar as formas dos objetos. Para se aplicar a técnica deve-se começar por entrar no EDIT MODE, fazer o mapeamento UV (SMART UV Project), em WORLD ativar AMBIENT OCCLUSION, e na aba RENDER fazer um BAKE com AMBIENT OCCLUSION selecionado. Após este processo guarda-se a nova textura e o respetivo mapeamento UV. Em condições normais as texturas apresentam-se em tons de cinza. Em contexto real os objetos não evidenciam este fenómeno.

Ambient Occlusion da Capela dos Alfaiates no Porto

Textura de Ambient Occlusion (UV map) da Capela dos Alfaiates, no Porto.

Textura UV map do Ambient Occlusion da Capela dos Alfaiates no Porto